De acordo com uma pesquisa da Oxford, funcionários felizes trabalham em dobro e tem 65% mais energia que os outros nos compromissos.
A geração Y, tem entre 20 e 30 anos e vivem super conectados, executando varias tarefas ao mesmo tempo e utilizam tecnologia em praticamente 100% do dia.
A necessidade de um ambiente favorável de trabalho para essa geração é o que mais preocupa as empresas pois essa geração já começa a preencher cerca de 40% dos profissionais nas empresas.
Como reter a geração Y: a fórmula para a felicidade dos colaboradores.
· Faze-los se sentir em casa: hoje, as empresas oferecem espaços recreativos afim de buscar a integração e fazê-los se sentir mais relaxados para incentivar o processo criativo. No caso da Darriens, a empresa construiu no escritório uma área de lazer, com vários jogos arcade de vídeo-game, uma mesa de bilhar, PlayStation e pebolim, por exemplo.
· Fornecer horas de trabalho flexíveis: de acordo com um estudo realizado pela Darriens, 83% dos funcionários consideram que a flexibilidade do tempo é o benefício mais apreciado, é essencial incluí-lo dentro dos benefícios dos empregados para garantir a sua felicidade. Embora, atualmente, apenas um em cada três empresas o tenham implementado, Darriens oferece aos seus empregados um ou dois dias um escritório em casa semana para promover o equilíbrio entre trabalho e vida profissional.
· Recompensar o cumprimento das metas antes do cronograma: as novas gerações lidam com tempos diferentes e têm diferentes formas de trabalhar, no entanto, estão sempre interessados em obter os resultados desejados. Portanto, é necessário modificar os indicadores de gestão e se concentrar mais sobre o cumprimento de ações específicas e a entrega de resultados para aumentar a geração do milênio de produtividade.
· Motivar trabalho por uma paixão: os Millennials (geração Y) procuraram empregos que os levem a fazer a diferença. Para fazer com que esses funcionários “coloquem a camisa” é necessário convencê-los a trabalhar para uma empresa com uma visão transcendental que irá levá-los a mudar o mundo.
· Promover a confiança: enquanto a geração do milênio são “limites twisters” por natureza, mostrar confiança neles é altamente valoroso. Basta comunicar claramente as regras ou limites que devem existir e devem ser razoáveis. Nos escritórios de bebidas Darriens há um bar com um consumo responsável de cerveja habilitado por 24 horas e acesso, por exemplo, Spotify, YouTube e redes sociais são totalmente gratuito.
· Promover o trabalho em equipe: há muitas maneiras de motivar as pessoas a trabalhar em conjunto, mas às vezes modificar o espaço físico gera grandes resultados. Empresas como Darriens aplicam modalidades de co-working no local de trabalho: têm mesas sem lugares atribuídos para que todos possam escolher onde se sentar. Isso ajuda a quebrar as hierarquias e incentivar o trabalho em equipe e a troca de ideias. Ele também ajuda a que as pessoas estão mais bem informados sobre o que está acontecendo em diferentes áreas da empresa e rompe com a rotina de trabalho.
· Abrir espaços para a criatividade: os jovens trabalhadores desfrutam de seu individualismo e gostam de se sentir especias, então florescer em áreas onde estão autorizados a ser original, escolhendo suas roupas ou decorar seus dispositivos de trabalho ou espaço pessoal.
· Dê um feedback do trabalho feito: com a Internet e as novas tecnologias, as pessoas estão acostumadas a receber um bônus automático. Isto também se aplica ao mercado de trabalho onde os jovens esperam receber feedback constante de seus mentores para saber se eles estão fazendo bem o seu trabalho ou deve fazer alterações para obter melhores resultados.
· Oferecer lanches saudáveis. Como indicado pelo provérbio grego sátiras de Juvenal, mens sana in corpore sano, manter o corpo saudável é essencial para a geração de boas ideias, Darriens oferece frutas como fonte de energia e vitaminas para ajudá-los a levar uma vida mais saudável.
As novas regras de trabalho representam um desafio para a maneira como empresas são definidas e estruturadas, mas é uma condição necessária para ganhar a confiança de desafio dos trabalhadores; são necessidades para as empresas se manterem competitivas como um empregado e reter os melhores talentos.
Fonte [www.marketingdirecto.com]