Muitas empresas, pequenas, médias, grandes ou até mesmo microempreendedores tem problemas nos seus processos pela falta de mapeamento de processos.

Durante meu ensino médio se não me engano eu estudei um pouco de fluxograma, algumas empresas não tem nem o desenho do fluxograma das atividades, que de certa forma ajudaria um pouco.

O fluxograma é um diagrama composto praticamente de um tipo de intersecção: SIM ou NÃO.

Veja na imagem abaixo:

Image result for fluxograma

Mas vamos ao que interessa mesmo, este post não tem por objetivo ensinar o mapeamento de processos (por enquanto), mas ser uma base a tudo que ele representa, em breve teremos outros posts, focando no mapeamento e nas boas práticas.

Mapeamento de processos pode elevar o nível da sua empresa decorrente ao conhecimento adquirido ao fazê-lo.

Vamos observar a seguinte sequencia, qual o seu processo ao acordar? Muitos respondem que é escovar os dentes, ir no banheiro, beber água, tomar banho, entre outros, mas na prática temos muitas etapas antes de chegar a esse momento, que seriam, respirar, abrir os olhos, sentar na cama, calçar o chinelo, andar até a porta, abrir a porta, sair do quarto, entrar no banheiro … enfim, viu só, tudo isso é uma parte importante no processo que esta autotomizada no seu dia.

O mapeamento do processo ajuda você a entender as etapas das rotinas da sua empresa que já estão no automático, dessa forma, desenhando o processo será possível analisar e após, tomar decisões para melhor execução de cada processo.

Um livro muito bom é o Gerenciamento de processos de negócio – BPM sem dúvida um dos melhores, você pode adquirir na Amazon clicando no banner abaixo.

Neste livro você aprenderá tudo sobre o BPM e suas boas práticas, também é possível encontrar cursos gratuitos no Youtube e ou pagos em várias empresas.

O que sua empresa ganha com o mapeamento de processos?

Acho que o maior e melhor beneficio é o fato de você conhecer exatamente cada etapa, cada passo do processo em si, o mapeamento é formado por uma piscina com várias raias, na analogia, a piscina é o processo todo e as raias são as áreas envolvidas, dessa forma, é possível descobrir etapas que nunca seriam lembradas.

Em breve vou fazer mais posts na área de Gestão sobre o mapeamento de processos, mas por agora queria a sua opinião sobre a importância do BPM, se você conhece ou não, se já usou e qual sua visão.

Fonte da imagem em destaque: www.euax.com.br

Deixe seu comentário com alguma dúvida ou sugestão. Me adicione no LinkedIn e siga o informacaotech.com feed, twitter, facebook, telegram.
Tenho um projeto de consultoria gratis, fique a vontade para entrar em contato comigo cti17.com